Uma força-tarefa envolvendo moradores e instituições parceiras retirou mais de 800 quilos de resíduos da área verde onde estão localizadas duas nascentes do rio Tenente Lira, no bairro Green Park, em Sorriso. A ação ocorreu no dia 26 de novembro e integra o projeto Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes, desenvolvido pela Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) com apoio de diversas entidades.
Entre os materiais recolhidos estavam garrafas, latas, embalagens, sacolas plásticas e outros resíduos descartados de forma irregular, comprometendo a preservação ambiental e ameaçando as nascentes 51 e 52 do rio. Com a revitalização dessas duas fontes, o projeto já soma seis nascentes recuperadas na região. “Ainda neste ano, vamos trabalhar com as de número 28 e 29, totalizando oito nascentes revitalizadas”, destacou a engenheira agrônoma e responsável técnica pelo projeto, Luciana Pereira.
Comunidade unida pela preservação
A participação de moradores foi fundamental para reforçar a importância da conservação ambiental e do descarte correto de resíduos.
“Esta área verde é bastante utilizada para lazer e atividades físicas. Queremos mostrar aos frequentadores e visitantes a necessidade de manter o local limpo”, explicou Luciana. “Assim, preservamos os olhos d’água e garantimos mais água para o rio Lira.”
Próxima etapa: plantio de mudas no dia 4 de dezembro
A continuidade do projeto acontece no dia 4 de dezembro, a partir das 8h, no mesmo local, com o plantio de mudas de árvores nativas. A ação contará com a participação de alunos da rede municipal de ensino, fortalecendo o trabalho de educação ambiental. O projeto Águas do Lira é realizado pelo CAT em parceria com o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Sorriso — por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia —, IFMT campus Sorriso, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação.
Novo mapeamento das nascentes
Um novo diagnóstico será iniciado para atualizar a situação das nascentes da Bacia Hidrográfica do Tenente Lira. O último levantamento, feito em 2020, identificou 109 nascentes, sendo 60 com necessidade de recuperação da vegetação e de sua funcionalidade natural.
Com o avanço do projeto, oito dessas nascentes estarão revitalizadas até o fim deste ano. “Faremos um novo diagnóstico nessas 52 nascentes e, como algumas estão em propriedades particulares, pedimos que os produtores rurais autorizem nossa visita para avaliarmos a situação atual”, reforçou Luciana.
Patrimônio ambiental de Sorriso
Com 58 km de extensão, o rio Tenente Lira é reconhecido como patrimônio histórico, cultural, paisagístico, ecológico e turístico do município, conforme a Lei Municipal 2.179/2013. Além da restauração da vegetação nativa, o projeto atua no controle de erosões, melhora da qualidade e do volume de água e incentivo a usos futuros, como lazer e agricultura irrigada.
O Águas do Lira também promove visitas técnicas de estudantes das redes pública e privada às nascentes revitalizadas, ampliando a conscientização sobre a importância de proteger os recursos naturais e garantindo que novas gerações compreendam o valor ambiental e histórico do rio Tenente Lira.

